Pagamentos do PIS e do Abono 2013/2014 já começaram – Confira

A Caixa Econômica Federal iniciou os pagamentos do abono salarial e rendimentos do PIS no dia 23 de julho, este pagamento corresponde ao exercício de 2013/2014. O novo exercício se encerra no dia 30 de junho de 2014, até 19,4 milhões de trabalhadores podem solicitar abono salarial e 26,5 milhões de trabalhadores podem receber os rendimentos do PIS. No momento apenas quem possui conta corrente ou conta poupança pode sacar. Quem trabalha em empresa conveniada com a Caixa e PIS tem o benefício creditado direto na folha de pagamento. Apenas no dia 13 de agosto os demais podem sacar os benefícios em uma das agências da Caixa.

Neste último caso o pagamento é feito de acordo com o mês de nascimento do beneficiado. Por exemplo, quem nasceu de Julho a agosto recebe a partir do mês de agosto, quem nasceu do mês de Novembro a fevereiro recebe a partir de setembro. O abono ou rendimento do PIS pode ser sacado com o cartão cidadão no Caixa eletrônico da Caixa ou na agência.

Pagamento do benefício do PIS

Quem tem direito ao PIS?

São determinados trabalhadores que tem direito a receber os benefícios do PIS. O abono salarial tem o valor de um salário mínimo. Pode receber os trabalhadores cadastrados no PIS até 2008, e que tenha trabalhado no mínimo 30 dias, consecutivos ou não, em 2012 com carteira de trabalho assinada pela empresa. É preciso sempre ter no mínimo 5 anos e cadastramento no PIS para receber, por isso recebe o Abono de 2013/2014 que está inscrito pelo menos desde 2008. Outro requisito é ter recebido a média salarial de até dois salários mínimos, e o trabalhador precisa estar com os dados corretos no Ministério do Trabalho e Emprego na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do ano de 2012. Quem não saca no prazo determinado não pode sacar depois e o valor volta para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Saque do Abono

Já o saque do PIS-PASEP tem direito aqueles que foram cadastrados até 4 de outubro de 1988 e logicamente que tenha saldo na conta PIS. Quem foi cadastrado depois deste período não tem direito a sacar, exceto nos casos de idade igual ou superior a 70 anos, transferência de militar para a reserva remunerada, aposentadoria, invalidez permanente ou reforma militar, morte do titular, titular ou dependente portador de neoplasia maligna ou portador do vírus HIV (SIDA/AIDS). Pode sacar também pessoas portadoras de deficiência e idosos.

Clique aqui e confira o Calendário

O valor do rendimento PIS varia de acordo com o quanto o trabalhador acumulou ao longo da vida. Quem não saca não perde o beneficio, ele apenas retorna para conta ficando a disposição. Quem tiver dúvidas se tem direito ao abono salarial pode consultar através do site da Caixa www.caixa.gov.br, ou ligar no número número 0800 726 0207.



11 Comments

  1. thauan felipe de souza reis
  2. claudeny vitorino cardozo
  3. Neuza

Deixe uma resposta