Inscrição SISU 2013 – 2014 – Site Oficial

Hoje vamos falar de uma opção de ingresso no ensino superior. Você prestou o Exame Nacional do ensino Médio, o Enem e vai tentar ingressar na universidade com a Pontuação que conseguiu la? Conheça também o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que tem se mostrado uma das melhores formas adotadas pelos estudantes para conseguir entrar na faculdade. A contrário do ProUni que oferece vagas em universidades particulares, o Sisu vincula em seu programa somente instituições públicas de ensino superior (na grande maioria estaduais) que oferecem vagas em seus cursos.

Somente no primeiro semestre de 2013, o Sisu proporcionou a distribuição de 129 mil vagas! Esta é uma iniciativa do Ministério da Educação que escolhe os alunos que melhor foram no Enem para ingressar no ensino superior em universidades públicas.
O primeiro passo é se inscrever no Enem e fazer uma boa prova (é importante não ter zerado a redação do exame, porque desse modo os alunos perdem o direito de participar da seleção do Sisu e não podem se inscrever). Após ter feito a prova do Enem no respectivo ano, fique de olho na data de inscrição e aproveite! Este processo seletivo é realizado duas vezes ao ano, a primeira inscrição vem no começo do primeiro semestre e a outra, possivelmente será por volta do mês de junho de 2014. As inscrições sempre são feitas exclusivamente através da internet, por meio do portal do Sisu, acesse no link http://sisu.mec.gov.br.

Geralmente no Sisu são feitas três chamadas para os alunos, caso eles aceitem a opção de curso que foi direcionados, são convocados a fazer a matrícula. Os candidatos que não foram aprovados ainda irão permanecer em uma lista de espera. Se não der certo, tente novamente a prova do Enem no próximo ano e não desanime!
Vale ressaltar que a inscrição é feita gratuitamente, fique de olho! Você se inscreve em uma única etapa e espera o resultado via internet. Ao final do período de inscrições, são selecionados os candidatos mais bem classificados dentro do número de vagas ofertadas. Essa foi nossa dica de hoje, esperamos que tenhamos dado todas as informações necessárias para que você possa conseguir uma vaga e embarque em um curso superior que seja sua cara, boa sorte!



Deixe uma resposta