Como sacar o PIS PASEP 2016 – Cartão, Dicas

Todos os anos, o Governo Federal junto à Caixa Econômica Federal divulgam o chamado calendário do PIS e o calendário PASEP. Estes são dois benefícios oferecidos a todos os trabalhadores que recebem mensalmente renda de até dois salários mínimos. Atualmente, quem tem direito aos abonos salariais acima citados são:

– Trabalhadores que já estão com vínculo há mais de 5 anos no PIS e no PASEP;

– Trabalhadores que tenham trabalhado ao menos 30 dias (consecutivos ou não) no ano anterior ao de recebimento;

– Trabalhadores que não sejam contribuintes individuais da previdência;

– Trabalhadores que não são vinculados à CEI (Rural e Doméstica)

O PIS é destinado para trabalhadores com registro em carteira de empresas privadas e devem sacar seu beneficio em agencias da Caixa Econômica Federal, já o PASEP é destinado para funcionários públicos deve ser consultado e sacado no Banco do Brasil. Algumas regras regem a obrigatoriedade ou não do saque. Se o participante se encaixar nos itens abaixo, ele poderá sacar o seu benefício fora da data prevista no calendário: aposentadoria por tempo de serviço ou por idade; reforma de militar ou transferência para a reserva remunerada; portador do vírus HIV (AIDS) do titular ou de seus dependentes; neoplasia maligna (câncer) do titular ou de seus dependentes; amparo social ao idoso, concedido pelo INSS; amparo assistencial a portadores de deficiência, concedido pelo INSS; falecimento e ao ter 70 anos completos.

Para sacar o seu PIS, o trabalhador que possuir o cartão cidadão pode buscar o abono qualquer agência da Caixa Econômica Federal ou em agências lotéricas.  Já para receber o PASEP, o trabalhador deverá escolher se quer receber o beneficio por meio do crédito em folha de pagamento, ou por meio do crédito em conta corrente do BB ou sacar o valor no seu próprio banco. Corra atrás de seus direitos e fique atento às datas de pagamento que estão sendo divulgadas.



14 Comments

  1. valquiria pardinho da rocha
  2. GERMANA APOLINÁR DE FREITASS
  3. RAFAEL
  4. vera lucia alves de melo

Deixe uma resposta