2ª Via Cartão do Cidadão – Perdi o cartão do Cidadão, O que fazer?

O cartão do cidadão é um cartão que foi criado há alguns anos para poder facilitar a vida dos trabalhadores que recebem rendimentos do PIS, abono salarial, seguro desemprego ou FGTS. Com o cartão, os trabalhadores podem consultar os pagamentos e realizar os saques nos caixas eletrônicos, não sendo mais necessário fazer esses procedimentos dentro da agência. Além disso, os trabalhadores podem consultar os benefícios e fazer os saques, também, nas casas lotéricas espalhadas pelo país.

Os trabalhadores que perderem o cartão do cidadão precisam solicitar uma segunda vida do documento para poder continuar consultando o pagamento dos benefícios que eles têm direito.

Como solicitar a segunda via do cartão do cidadão?

Todos os trabalhadores que quiserem solicitar uma segunda via do cartão do cidadão poderão comparecer em uma agência da Caixa Econômica Federal portando documentos de identificação e o número de inscrição social. Isso pode ser feito em qualquer agência e não há cobrança de nenhum valor para emitir essa segunda via.

Outra opção para solicitar a segunda via do cartão do cidadão é através da central de atendimento da Caixa, no telefone 0800-726-0101. Nesse telefone, qualquer trabalhador poderá solicitar a segunda via do cartão, mas será necessário ir até uma agência posteriormente para poder cadastrar uma nova senha e desbloquear o cartão.

Prazo para receber a 2ª via do cartão do cidadão

Depois que você solicita a 2ª via do cartão do cidadão, tanto na agência quanto pela central de atendimento, você irá receber o seu cartão no endereço que você fornecer, porém o prazo para o recebimento é entre 15 e 30 dias, aproximadamente. Por esse motivo, o ideal é que ele seja solicitado o quanto antes para poder evitar maiores problemas.

Caso o prazo de recebimento já tenha alcançado os 30 dias, e você ainda não tenha recebido, entre em contato com a central de atendimento para verificar o que aconteceu. Em alguns casos, o cartão é enviado para a agência do trabalhador e ele deve ir até o local para poder receber o cartão.



8 Comments

  1. roseli espindola
  2. edson wander oliveira ribeiro

Deixe uma resposta